Videoconferência

Entenda quem pode fazer a validação por videoconferência.

Instrução Normativa nº 05 de 22 de fevereiro de 2021 do ITI, garante a oferta de Certificados Digitais no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, de forma remota, sem a necessidade de comparecimento presencial.

Na prática, o processo de validação por videoconferência está disponível para as pessoas que já tiveram um Certificado Digital antes e fizeram a coleta biométrica na validação dele. Dessa forma, os dados biométricos já estão cadastrados e a pessoa está apta para nova emissão por videoconferência.

Uma outra possibilidade é a posse da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), uma vez que a IN define a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) como uma das Bases Oficiais Nacionais admitidas para fins de batimento biométrico e biográfico.

 

Caso não esteja apto a fazer a validação por videoconferência, será necessário realizar a validação presencialmente em uma unidade. É possível adquirir o Certificado Digital online e comparecer à unidade apenas para fazer a validação.

Clientes que já possuem a biometria cadastrada (Tiveram Certificado Digital antes ou possuem CNH):

Podem realizar a validação 100% online. Para verificar se está apto a ser atendido por videoconferência, clique no botão abaixo, escolha a terceira opção e verifique.

× Fale conosco